Significado do Tsuru

A Tsuru Paper surgiu com o início de uma mudança ocasionada por fatores que não esperávamos, mas que devemos considerar que seja uma mudança para o melhor.

Escolhemos por colocar o “Tsuru“ (ave de origem japonesa) em nosso logotipo, devido ao seu significado: Esperança, Paz, Saúde e Longevidade.

Durante a 2ª Guerra Mundial, uma bomba atômica caiu a pouco mais de um quilômetro da casa da menina Sadako Sasaki, que na época tinha dois anos de idade. Após o ataque, Sasaki viveu normalmente até os 12 anos de idade, quando descobriu que estava com leucemia, devido a radiação nuclear a que foi exposta. Em tratamento no hospital, Sasaki recebeu a visita de sua melhor amiga e  contou que o tsuru era uma ave sagrada, que vivia mil anos e que, se uma pessoa dobrasse mil aves de papel, teria um desejo concedido. Então começou a fazer as dobraduras de tsurus, mentalizando sempre a sua cura para que ao final do trabalho ela saísse do hospital livre da leucemia.

Sasaki, no entanto, não teve forças para completar os mil pássaros de papel que pretendia, tendo feito 964 tsurus, quando veio a falecer.

Seus colegas de classe completaram os tsurus de papel que faltavam a tempo para seu enterro.

Sadako nunca desistiu e continuou a dobrar enquanto pôde os papeizinhos em formato de tsuru.

A vontade de viver de Sadako, transformou-se no símbolo da paz, mostrando que a esperança e o desejo de dias melhores ainda existem.

WhatsApp%20Image%202020-07-24%20at%2016.